(Foto: Freepic)

Por: Viviane Del Santo Sechi*

Em momentos de preocupação e incertezas como este que estamos vivendo é natural desenvolvermos alterações comportamentais que refletem diretamente sobre nosso corpo.

Em tempos de pandemia, onde o uso da máscara se torna imprescindível, nós profissionais da odontologia temos percebido um aumento significativo da falta de cuidado com a saúde bucal. Não há estudos que comprovem que a máscara propicie o surgimento de doenças bucais. Doenças como gengivites, cáries e periodontites, estão ligadas a falta de cuidados com a higiene, o que nos leva a acreditar que o uso da máscara esteja deixando as pessoas mais “descuidadas”. Vale lembrar que a saúde bucal está muito além da estética, e problemas crônicos podem comprometer dentes e mucosa bucal. Não é porque nossos sorrisos andam escondidos que devemos descuidar da higiene.

Cuidar da higiene bucal é fator preponderante para uma maior imunidade, as velhas dicas de escovar os dentes sempre após as refeições e usar o fio dental são requisitos básicos para manter-se saudável. Outra dica está relacionada a hábitos alimentares, mantenha uma dieta equilibrada rica em fibras e proteínas evite os alimentos ricos em açúcares e amido, pois estes propiciam o acúmulo de bactérias nos dentes, que são responsáveis pelas cáries e gengivites. A ingestão regular de água bem como exames e consultas frequentes evitam surpresas desagradáveis.

 

Fique atento, as doenças podem se proliferar em nossa boca com grande facilidade. A saliva é um meio muito propício para sua multiplicação, por isso as gotículas que emitimos ao falar, tossir ou espirrar, são altamente contagiosas. Uma higiene bucal adequada e uma boa alimentação permitem alta imunidade diminuindo o risco de contrair doenças.

Em momentos de preocupação e incertezas como este que estamos vivendo é natural desenvolvermos alterações comportamentais que refletem diretamente sobre nosso corpo. Especificamente sobre odontologia, temos um aumento de casos de doenças ligadas ao psicológico, como o bruxismo que leva às fraturas dentárias e desconfortos mandibulares. Policie-se buscando informações concretas, alimente-se de esperança e saiba que momentos difíceis trazem aprendizado. Uma frase que gosto muito é “Vai passar” serve tanto para momentos difíceis onde alimentamos a esperança, quanto para os bons momentos onde nos preparamos para as adversidades que virão.

Se possível, fique em casa, mantenha a calma e cuide da sua saúde bucal !!

 

*Viviane Del Santo Sechi CRO16500/PR cirurgiã-dentista, trabalha na Vitra – Clínica integrada. Atua no conhecimento da saúde bucal desde 1998. Mãe da Marina e Isabelle, mergulhadora e tenista nas horas de folga.  E-mail:doutoraviviane@uol.com.br

instagram: @dravivianesechi