Foto: Divulgação

Por: Carolina Zonato 
Quando pensa em iniciar uma reeducação ou planejamento alimentar uma das suas preocupações é o bolso?

Muitos nem começam, pois pensam que se alimentar bem custa caro, mas hoje eu vou te contar que isso não passa de um MITO!

A impressão de que a alimentação saudável é cara, importante obstáculo levantado por aqueles que estão nas tentativas de mudança de hábitos, vem da ideia de que alimentos específicos, como aqueles suplementados com vitaminas, importados ou encontrados apenas em algumas regiões do País, são essenciais para ter alimentação saudável ou para a perda de peso.
Essa ideia não é verdade.
Essa percepção pode estar relacionada à divulgação do uso de frutas e verduras específicas para a perda de peso e que fornecem benefícios para saúde. Entretanto, nem todas as variedades são caras, especialmente quando adquiridas na época de safra do alimento ou em locais com menos intermediários para comercialização como sacolões, varejões, feiras e pequenos agricultores urbanos (hortas comunitárias, por exemplo).
Várias estratégias podem ser tomadas para tornar a alimentação saudável próxima da realidade de todos.
Vale lembrar, que apesar de ser indispensável a presença de frutas, verduras e legumes na alimentação diária, ela deverá estar sempre em associação com alimentos in natura, que são mais baratos, como arroz, feijão e batata, que fazem parte das tradições alimentares brasileiras. Uma forma de ter a presença destes alimentos na alimentação do dia a dia, mesmo comendo fora de casa, é optar por levar a comida de casa para o trabalho ou comer em restaurantes a quilo.
Carolina Zonato – Colaboradora do Portal VRNews
Nutricionista CRN 8710
Áreas Esportiva e emagrecimento