Foto: Divulgação

Por: Raquel Germano 

Se você é da área corporativa há uma hierarquia como Presidente, Gerente, Supervisor, Coordenador, se você é um empreendedor, na sua empresa também há lideranças estabelecidas, mas se você é autônomo(a) atuando sozinho(a) você deve pensar que não existe uma hierarquia, e não existe mesmo, no entanto, você precisa ser líder de si mesmo.

Atualmente, muitos estão trabalhando no formato home office, seja de forma corporativa ou seja você empresário individual. Independente do ambiente em que você está inserido, há sempre um líder, mas você sabia que nem sempre o líder é aquele que tem uma hierarquia direta? Por exemplo, um colega que se demonstra um pouco mais inspirador que os outros, este já proporciona o significado de liderança para as pessoas que estão ao redor, mesmo que este tenha os cargos hierárquicos acima dele no organograma organizacional.

A medida que a pandemia avançou, muitas pessoas se viram diante de um novo cenário: o home office. E, neste momento sentiram, e muitos ainda sentem, dificuldades de atuar no formato remoto. As gerências tiveram que se reorganizar, aprender novas ferramentas, empregados dividindo a vida profissional com a pessoal no mesmo lugar, e é nesse momento que ser líder de si mesmo ajuda a trazer grandes resultados mesmo estando em home office.

Portanto, para você ser líder de si e protagonizar a sua vida compartilho algumas dicas, vamos lá?

  1. Autoconhecimento: Já parece clichê esse termo, mas se ainda se repete e em várias interfaces da sua vida, é porque faz sentido não é mesmo?

Faz se necessário conhecer sua história e honrá-la, buscar o entendimento de onde você vem, onde está e onde quer chegar. Precisa também conhecer seu funcionamento físico e mental, se você tem uma percepção mais visual ou mais auditiva, se sua comunicação é mais verbal ou não verbal. Quais são suas crenças que te limitam ser protagonista da sua vida hoje.

  1. Autoamor: Amor?? Como assim? Sim ame-se, a autoestima proporciona grande motivação, amar a si mesmo traz ressignificações de como olho pra mim e como vejo o outro. Ao amar-se você terá mais visão daquilo que você mais gosta de fazer, facilitando sua rotina pessoal e profissional. Proporcionará também mais empatia, alegria, perdão e leveza no seu dia a dia.

  2. Autorresponsabilidade: Saiba que você é o única(o) responsável pelas suas ações, não é seu amigo, seu marido ou esposa, seu pai ou sua mãe… se algo deu errado hoje, pare e reflita um pouco, pois tudo é uma questão escolha, e, ser você o responsável pelas escolhas proporciona a possibilidade de liberdade mas com controle, é você pegar as rédeas da sua vida e seguir rumo a conquistas dos seus objetivos… entenda que sair da zona de conforto e assumir as consequências das escolhas é ser autorresponsável. Se posicione como vencedora(o) e não como vítima!

Aí você deve estar pensando: o que essas dicas tem haver com liderança de si mesmo e qual a ligação com o home office…

Quando estamos atuando no trabalho a rotina é uma, quando atuamos em home office a rotina é outra, então estar pronto e ser você o líder desses momentos vai proporcionar grandes mudanças.

Por isso ter essa autoliderança tem tudo haver com o cenário home office, pois como você vai conseguir organizar sua agenda de forma que comporte sua vida pessoal e profissional se você não souber sobre você mesmo, se não souber para onde você quer ir? Ou, como você vai apresentar seu trabalho, se posicionar frente a sua equipe, prospectar clientes e atendê-los com excelência, participar de uma reunião online se não tiver autoestima e empatia para com o outro? Pense, se algo der errado com aquele trabalho importante, como vai reagir?

Pense em tudo isso e busque a liderança em você: Inspire-se!

A medida que você vai refletindo sobre os aspectos mencionados, você encontrará respostas sobre você que te impulsionam a melhorar a sua rotina, em todas as áreas da sua vida.

Portanto, responsabilize-se por sua vida, aceite os desafios que o autoconhecimento traz e seja líder de si mesmo, para então atuar como protagonista na sua vida e realizar grandes transformações em seu desenvolvimento pessoal e profissional, ademais irá promover produtividade e bem estar.

Raquel Germano: Secretária Remota e Assistente Virtual, Especialista em Liderança e Coaching, com graduação em Administração de Empresas e Especialização em Engenharia de Produção e Pós-Graduada em Programação Neurolinguística.