Foto: FreePic

Por: Washington Sanches

O que me levou a escrever sobre este tema? Muito falado no mundo empresarial mas pouco entendido. Trago aqui neste artigo uma reflexão sobre o que realmente é o Networking e a controvérsia sobre o amor às pessoas.

Por várias e várias vezes eu já respondi a mesma pergunta, O que é o Networking?

Cheguei a responder sobre o tema de várias maneiras, mas no meu inconsciente não achava convincente, tentava saciar com uma resposta exata sobre o assunto, mas não existe uma fórmula mágica ou uma resposta exata nas relações humanas.

Certo dia, numa palestra, mudei minha resposta.

Eu disse: Networking é amor!

Dava para ver a cara de espanto das pessoas, elas olhavam balançavam a cabeça, mas eu tinha absoluta convicção que não tinham entendido nada. Mas era isso que eu queria, criar uma reação de espanto para chamar a atenção das pessoas.

Na verdade, há um contrassenso na minha resposta, porque não há amor nos negócios, são as palavras e sentimentos antagônicos, o que faz se questionar: Como assim, Networking é Amor?

Gosto de levar as pessoas a um pensamento diferente do normal, afinal a mente abre as portas para um mundo inimaginável. Eu sempre me inspiro nos desenhos que meu filho assiste, lá no mundo daqueles personagens animados não existe o impossível, no mundo deles tudo é possível e numa velocidade extraordinária.

Então vamos a resposta lógica da pergunta inicial: O que é o Networking?

O Networking, nada mais que o relacionamento profissional entre pessoas, e o que mantém esse relacionamento é o interesse pessoal de cada um, é um relacionamento “frio” e de interesses pessoais muito claro. Se um não consegue o que quer com a outra pessoa, exclui ela na agenda de prioridades.

Eu não me sinto confortável com essa situação, extremamente rígida de relacionamentos interesseiros. Até porque eu entendo que o Networking acontece após – e não antes – de criar um relacionamento de confiança de ambas as partes, e que pode levar um bom tempo.

A minha experiência em organização de eventos empresariais com objetivo de conectar pessoas me fez enxergar que nem tudo está perdido, existem pessoas que constroem relacionamentos duradouros.

Ambos conseguem satisfazer seus interesses, satisfazer o interesse do outro e ainda manter o relacionamento profissional por décadas.

Eu me questionava: Como isso é possível?

Encontrei algumas respostas, o relacionamento profissional – o famoso networking – é mantido com: Respeito, Confiança, Credibilidade e Amor ao próximo.

Opa, amor? Nos negócios?

Siiiim!

Até porque, um negócio é administrado por pessoas, logo pessoas possuem desejos e sentimentos, se ele encontrar alguém que entenda a sua dor ou desejo e as realiza, gera um sentimento de gratidão e reciprocidade – traduzindo, gera muitos negócios – isso mantém o relacionamento comercial por muitos e muitos anos, é claro que gera uma amizade também.

Então, o networking é alimentado pelo amor ao próximo.

 

——————————————————————————————–

*Washington Sanches, Networker, empresário, escritor, idealizador da Rede Empresarial Amigos e Negócios.

Contatos: (67) 98472-5112 – Instagram: sancheswasnhington